freitas bike school

freitas bike school
Aulas para iniciantes e crianças

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Introdução

Maiores informações pelo freitasdh@hotmail.com ou pelo 31-91972737

Benefícios da prática esportiva.

  
  Alguns estudos demonstram que a prática regular de exercício físico está relacionada a benefícios para a saúde.  Do ponto de vista músculo-esquelético, ela auxilia na melhoria da força e do tônus muscular.


   Em crianças, além de relaxar, divertir e trabalhar novos estímulos emocionais e corporais pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Vale a pena ressaltar que é neste período em que o processo de aprendizagem ocorre com maior intensidade, trazendo mudanças fundamentais para a formação de condutas sociais e afetivas, além dos benefícios para a saúde.

    Em se falando de saúde física, os exercícios são uma importante ferramenta, para perda de peso, diminuição do percentual de gordura corporal, redução do colesterol total, podendo diminuir o risco de doenças do coração no futuro. Ainda auxilia na redução da pressão arterial em repouso e melhoria do diabetes.   
 (Maron, 2000).
    Outro aspecto de suma importância associado a atividade física é a liberação de endorfina e dopamina, que são substâncias relacionadas ao prazer e podem ajudar na redução da ansiedade e do estresse. Desta maneira todos esses benefícios podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

   Assim, grande parte dos autores concorda que é preciso despertar desde cedo o prazer pela atividade física, uma vez, que os hábitos adquiridos na infância podem persistir na vida adulta.
  (Corbin et al., op. cit.;Corbin, Fox, op.cit.; Harris, 1989)

   Para finalizar devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre acompanhada por profissional qualificado. 
   Outro ponto de suma importância é incorporar uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas e beba muito líquido durante o dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário